segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Eclipse do Sol e da Lua

Eclipse Solar.     Fonte: Nasa
Pessoal, depois de um período sem postagens, volto hoje com um assunto interessante mas que quase ninguém sabe os pormenores desse fenômeno belíssimo e relativamente raro, os eclipses. Vamos lá!?

Eclipse pode ser entendido como a ocultação de um astro por um outro astro, aqui em nosso planeta os conhecidos são o Eclipse Solar, ou do Sol, e Eclipse Lunar, ou da Lua.


Como a Lua e a Terra são astros iluminados pela o "astro rei", ambas projetam no espaço gigantes sombras de milhares de quilômetros de comprimento, elas são as responsáveis pelo fenômeno. As sombra da Lua e Terra, são formadas por duas regiões principais: a Penumbra e a Umbra.

Umbra e Penumbra de um astro.     Fonte: Wikipédia
A penumbra é uma região que não fica totalmente obscurecida, mas recebe parcialmente luz. Já a umbra é a região da sombra em que não há iluminação, portando sendo totalmente obscurecida.

Eclipse Solar

Eclipse do Sol ou Solar é a ocultação desse astro pela Lua. Isso acontece quando ocorre um alinhamento do Sol, Lua e a Terra, onde a Lua se posiciona no meio dos outros dois corpos celestes e essa projeta sua sombra na superfície terrestre. Esse fenômeno só ocorre quando a Lua está em sua fase nova.

 Mas você deve está se perguntando, por que, então, não temos eclipses solares todos os meses, já que a Lua sempre passa por essa fase? Bem, seria ótimo termos a beleza do fenômeno todos meses não?! Mas infelizmente a dificuldade do eclipse solar acontecer se origina nos planos das órbitas da Terra e da Lua. Veja a imagem abaixo:

Diferença entre o plano da eclíptica e da órbita Lua-Terra.   Fonte: Wikipedia
Como vemos, existe uma diferença de 5° entre a eclíptica ( plano orbital terrestre) e o plano da órbita da Lua ao redor da Terra. Portanto, nem sempre quando a Lua está em sua fase nova ela consegue fazer projetar sua sombra sobre a superfície terrestre, pois ora ela está abaixo da eclíptica, ora acima dela. Para que o eclipse ocorra a Lua precisa estar posicionada exatamente sobre ou próxima aos chamados nodos orbitais que são os pontos onde os planos orbitais da Terra e da Lua coincidem, então a sombra lunar passará sobre a superfície de nosso planeta.

Agora podemos nos debruçar sobre os 3 tipos de eclipses do sol: o total, o parcial e o anular.

  • Eclipse Total do Sol
Exemplo de eclipse solar total.    Fonte: Nasa
Ocorre quando a Lua consegue ocultar totalmente o disco solar. Mas a faixa da umbra que cobre a superfície terrestre é muito pequena, poucas centenas de quilômetros, e é somente nessa faixa que se pode ver o eclipse na sua fase de totalidade, sendo, portanto, necessário estar no lugar certo na hora certa! Nas regiões da Terra em que a penumbra passa, vê-se um eclipse parcial do Sol.

  • Eclipse Parcial do Sol
Exemplo de eclipse parcial do sol.     Fonte: G1
Nessa ocasião o disco solar não é totalmente ocultado. Vê-se a lua passar frente ao sol mas sem "tapar" o sol por completo, ou seja, a região da umbra lunar não atinge a superfície da Terra, mas somente a região penumbral.

  • Eclipse Anular
Exemplo de eclipse anular do sol.    Fonte: admsantosdumont.blogspot.com
Esse eclipse é um tipo especial, aqui o disco solar não é totalmente "preenchido" pela lua mas "sobra" uma espécie de anel no sol ( daí seu nome). Isso ocorre porque a órbita da Lua não é perfeitamente redonda, mas sim uma elipse, ora a Lua está mais afastada, ora mais próxima da Terra. Quando a Lua se encontra em seu ponto mais afastado da Terra, seu diâmetro aparente ( diâmetro aparente é o tamanho aparente, em graus, com o qual vemos os astros.No caso da lua é praticamente igual ao do sol, 0,5°) diminui, portanto não oculta por completo o sol.

Para entender melhor, observe com atenção a imagem abaixo:

Esquema representando a formação dos 3 tipos de eclipses solares.     Fonte: Wikipedia
Depois de tudo isso, você está ansioso para ver um fenômeno desses, não é mesmo?! O próximo eclipse do Sol será do tipo total e acontecerá em 3 de novembro de 2013, e poderá ser visto, de forma parcial, no nordeste e parte do norte do Brasil, essa simulação mostra por onde a sua penumbra e umbra irão riscar a Terra:

Simulação do eclipse total do dia 3 de novembro de 2013.    Fonte: Wikipedia
Então, mora nestas regiões, olho no céu mas sempre com proteção! Nada de negativos de filmes fotográficos, plásticos, etc.! Só use materiais próprios para esse fim ou visualização do Sol por meio indireto, ou seja, por projeção em um anteparo. 

Eclipse Lunar

Agora é a vez do eclipse Lunar! Esse tipo de eclipse ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, e nosso satélite natural penetra no cone de sombra terrestre. Portanto, os eclipses lunares só ocorrem quando a Lua está em sua fase cheia.

Quando a Lua penetra no cone de sombra da Terra, ocorre o eclipse lunar.    Fonte: Wikipedia
Diferentemente do eclipse solar, o lunar pode ser visto em toda metade do planeta em que é noite e a Lua esteja acima do horizonte ( e o céu limpo :) ). Muito mais democrático, não é mesmo?!

Assim como a Lua, a Terra também projeta sua sombra no espaço, e essa sombra contém também duas regiões denominadas umbra ( totalmente escura) e penumbra ( parcialmente iluminada). Essa condição faz com que haja três tipos de eclipses Lunares:

Esquema representando a aparência da Lua nas três situações diferentes
dos eclipses lunares.     Fonte: Wikipedia
  • Eclipse Lunar Total: Ocorre quando a Lua penetra totalmente na umbra terrestre ( n° 4 na imagem) e toda a sua superfície fica obscurecida, ou melhor, avermelhada/alaranjada, um efeito muito interessante na Lua causado pela atmosfera.
Imagem ilustrativa representando o efeito causado pela atmosfera.     Fonte: Wikipedia
Sabemos que a Terra têm atmosfera, sendo assim quando a luz do sol a atravessa, ela é refratada e dispersada, causando então desvios de certos comprimentos de onda para o interior da umbra ( a luz se decompõe em algumas cores). Portanto, quando a Lua se posiciona nessa região ela não desaparece na sombra terrestre, mas aparece com essa aparência avermelhada. Interessante não é?!

  • Eclipse Lunar Parcial: Nessa situação a Lua não penetra totalmente na umbra, que é a região mais escura do cone de sombra, ficando uma parte iluminada e outra obscurecida. (representado pela situação n° 3 da imagem)

  • Eclipse Lunar Penumbral: Nesse caso, a Lua não chega a tocar a região da umbra, mas somente passa na região penumbral da sombra terrestre, causando um escurecimento pouco perceptível na Lua, é um fenômeno pouco pronunciável. ( situação n°2 da imagem) 

Nesse ano teremos um eclipse lunar penumbral que está previsto para 18 de outubro. Será um fenômeno quase imperceptível, mas vale a pena olhar para a Lua nessa data. 

Bons céus à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...