quarta-feira, 8 de maio de 2013

Série Sistema Solar: Terra

Seguimos viagem pelo Sistema Solar, já visitamos Mercúrio e Vênus, agora chegamos ao planeta Terra, nossa querida casa...

Terra é o nome de uma deusa romana, esposa do Céu, e nossa casa. Nosso planeta se encontra a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, tem um diâmetro de 12.756 km. Sua formação é datada de cerca de 4,5 bilhões de anos atrás quando o Sistema Solar estava em formação.
Nosso planeta é o mais denso, é o maior dos 4 planetas telúricos (planetas rochosos são chamados de telúricos) e o 5° maior dos 8 planetas do sistema solar.

Planetas telúricos ( rochosos) em ordem de distância do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

A Terra leva 365 dias aproximadamente para completar uma volta ao redor de nossa estrela e 24 horas para girar ao redor de si mesma, gerando os dias e noites. A Terra mergulha no espaço com uma velocidade de 30km/s, são cerca de 107.000km/h !

A atmosfera do planeta é basicamente constituída de nitrogênio, cerca de 78%, há também o importante oxigênio que compõe 21%, e o 1% restante é constituído de gás carbônico e outros gases. Uma curiosidade é que a aparência azulada da atmosfera é devido a grande presença de nitrogênio.

Nossa atmosfera é uma grande responsável pela manutenção de vida aqui na Terra, graças à ela temos uma temperatura média em agradáveis 15°C, se não fosse isso a temperatura média ficaria em torno de -15°C. Como todos sabemos, o efeito estufa retém parte do calor que recebemos do Sol, o gás carbônico é o principal agente, mas com o crescente aumento de liberação desse gás na atmosfera por meio do uso intenso de combustíveis fósseis, o efeito estufa está sendo intensificado e o aumento gradual da temperatura global já está sendo observado. O aquecimento global é um dos principais desafios para a humanidade.

Além disso, a Terra poderia ser chamada de planeta Água, e com razão, cerca de 70% da superfície é coberta por água. Para se ter uma ideia da imensa quantidade desse líquido tão precioso, se toda a superfície terrestre ( a crosta terrestre) fosse aplainada, nivelada, os oceanos cobririam tudo e formaria um só oceano com 400 m de profundidade! Mas somente uma ínfima parte dessa água é doce, sendo que dessa fração, uma outra pequena parte está à disposição para uso humano, presente nos rios.

Não poderíamos deixar de falar de nossa querida Lua, que gira ao redor de nosso planeta...



Segundo teorias, a Lua surgiu quase que na mesma época da Terra. A hipótese mais aceita é que um imenso  objeto, do tamanho de Marte, tenha colidido com a Terra e ejetado uma parte da matéria de nosso planeta, formando a Lua. Seu diâmetro é de 3.474 km e está a uma distância de cerca de 384.000 km da Terra e leva cerca de 27 dias para completar um revolução ( "translação" da Lua ao redor da Terra). Nosso satélite natural não tem atmosfera ( portanto sem efeito estufa), o que causa uma diferença de temperatura muito grande em sua superfície na ordem de 100°C de dia e -175°C à noite!

Mas além de embelezar nossas noites, ela influencia a Terra muito mais do que pensamos. 
As marés são resultado dessa interação que há entre esses dois corpos celestes. Mas além disso ela faz "atrasar" o período de rotação da Terra, a cerca de 400 milhões de anos atrás os seres que aqui habitavam viviam em dias com 22 horas de duração!

Uma curiosidade de nosso belo satélite natural é que ela se afasta da Terra cerca de 38 milímetros a cada ano, parece pouco, mas em longos períodos de ordem de milhões de anos, o afastamento chega a vários quilômetros, podemos até perdê-lo!

Portanto a Lua mantém estáveis diversas dinâmicas da Terra.


Nossa viagem pelo Planeta Terra termina aqui e nos dirigimos para o próximo destino, não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...