quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O que são as Constelações?

Constelação de órion

Constelações, sabe o que são?
Se sua resposta é não, é preciso aprender, pois é um conceito básico da Astronomia. Se você já sabe, leia também ;)

Uma constelação é uma simples configuração, um "desenho" projetado no céu, formado por linhas imaginárias conectando estrelas visíveis. Esses "desenhos" são associados a objetos, heróis, deuses dos povos que imaginaram esses conjuntos de estrelas.
A palavra constelação tem origem na palavra latina constellatio que significa "reunião de astros". No entanto, quando dizemos união de astros, não quer dizer que as estrelas de uma constelação estejam próximas umas às outras, ou interagindo gravitacionalmente, na grande maioria elas estão muito distantes entre si.
As 48 constelações clássicas foram reunidas por Ptolomeu em 137 d.C. Parte dessas constelações simboliza estórias e mitologias vindas dos povos da antiguidade, como os da Mesopotâmia e Egito. Em 1929, a União Astronômica Internacional (UAI) estabeleceu uma cartografia completa do céu contendo 88 constelações no total.
As 40 acrescentadas na era moderna foram definidas na época das grandes navegações. Simbolizavam animais do "novo mundo" e objetos usados na navegação oceânica. Portanto essas constelações mais recentes situam-se no nosso hemisfério, o Sul.

O céu noturno do hemisfério sul



Deixem comentários!!! Até a próxima pessoal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...