quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Características Mais Importantes de um Telescópio



Bem pessoal, na postagem anterior falamos sobre os dois principais tipos de telescópios, o refrator e refletor. Nesse post vamos valor sobre algumas características básicas sobre a óptica que é bom saber, principalmente se você planeja comprar um desses. Vamos lá!

Os telescópios, tanto o refrator quanto o refletor, têm características relevantes:

AUMENTO

 Aumento é a capacidade que esses equipamentos têm em aumentar o diâmetro angular dos astros, fazendo com que elas pareçam estar mais próximos.




ABERTURA DA OBJETIVA

Uma característica importantíssima é a abertura do telescópio, que nada mais é que o diâmetro da lente objetiva ( no caso dos telescópios refratores) ou do espelho primário ( no caso dos telescópios refletores). Como dissemos, o telescópio é dotado de uma lente ou espelho que coleta a luz do astro para depois aumentá-la, logicamente, quanto maior a abertura, mais luz é coletada. É aqui que temos um ponto chave, pois disso que saem outras características de grande importância, vejamos:

Poder Separador - é a capacidade que um telescópio tem de separar objetos angularmente muito próximos. Explicando melhor, se você desenhar dois pontos próximos em uma folha de papel e for afastando ele de você até que não é possível mais distinguir os dois pontos, vendo somente como se fosse um ponto, eles estão a uma distância angular de 2'' de arco ( dois minutos de arco) que é o limite do olho humano de separar objetos. Isso acontece com telescópios também, diâmetros maiores implicam em poder de separação maior, uma resolução maior.

Essas estrelas, a olho nu, são vistas como uma única, porque extrapolam o limite do poder separador do olho humano. Mas com um telescópio, é possível separá-las angularmente, ou seja, veríamos duas estrelas.

Magnitude Limite - magnitude, em uma explicação simplista, é o brilho de um astro. Magnitude positiva ( por exemplo, 2,10,11) são objetos que emitem pouca luminosidade, magnitude negativa ( -1,-10,-6) são astros que são muito claros como o sol, lua, a maioria dos planetas. Então, magnitude limite pode ser definida como o menor brilho possível de ser observado. É uma característica ligada também à abertura do telescópio. Nosso olho, por exemplo, consegue ver astros de até a magnitude 6, abaixo disso é invisível para nós. A título de curiosidade, a lua cheia tem uma magnitude de cerca de -12, o sol cerca de -26. É muito claro.


Pessoal, espero que tenha sido esclarecedor para todos. Um telescópio têm essas características, que são, na minha opinião, as mais importantes, que todos têm que saber, principalmente na hora de comprar um telescópio. Futuramente, postarei outras características, não menos importantes, desse instrumentos, e também de acessórios indispensáveis.

Deixem seus comentários!!!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...